sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Só Deus

A imprensa, o PSDB e o PFL começaram a atribuir a Lula a culpa pelo acidente com o avião da TAM minutos depois do desastre e, apesar das últimas revelações sobre falha do avião ou do piloto, continuam acusando.

Tais acusações, no entanto, foram mudando conforme o desastre foi sendo melhor compreendido.

Inicialmente, disseram que o avião derrapou na pista de pouso de Congonhas, bateu e explodiu porque a pista não tinha grooving, e que a ausência dessa obra na pista era culpa de Lula, que, portanto, havia matado 200 pessoas.

Durante dias, essa versão foi difundida largamente. A oposição, por meio de prepostos, organizou passeata que reverberou a teoria de que o desastre era culpa do presidente.

Quase duas semanas depois, a análise das caixas-pretas do Airbus A-320 revelou que o avião não derrapou. Se não derrapou, o acidente não foi causado pela pista. Se não foi causado pela pista, qual seria a culpa de Lula?

A versão foi adaptada. A pista, agora, seria um dos fatores que contribuiu para o acidente, e não a causa única. Porém, essa teoria não vingou, porque a perícia das caixas-pretas revelou que não houve derrapagem.

Agora, a melhor teoria para os que querem jogar a culpa pelo desastre em Lula é a de falha no avião. Podem dizer que o presidente da República não fiscalizou sua manutenção.

Há centenas de aviões de empresas aéreas brasileiras. Centenas. Mas tentam vender a tese de que Lula tem que fiscalizar qualquer defeito que surja em cada um deles e fazer com que seja reparado de imediato.

Mesmo que tenha havido defeito no avião, ele surgiu pouco tempo antes do acidente, como mostra o relatório de manutenção da TAM. Mas Lula tinha que saber do defeito assim que surgiu.

Lula, para os que estão politizando a tragédia, teria obrigação de saber de cada defeito que vier a surgir em cada aeronave do país logo que esse defeito surgir.

Logo, logo, vão culpar o presidente por cada ônibus que tiver defeito e se acidentar. São milhares de ônibus? Há que montar uma estrutura que verifique cada um deles cada vez que saírem das garagens.

O mesmo vale para aviões, trens, barcos etc. Cada um dos milhões de veículos de transporte de passageiros tem que ser fiscalizado por Lula diariamente.

Quantas pessoas neste país têm o cérebro deficiente o bastante para aceitar uma teoria dessas? Será que a maioria é doente da cabeça a esse ponto?

Também vale perguntar quantos têm capacidade de enxergar que estão tentando faturar politicamente o acidente com o avião da TAM. Será possível que a maioria dos brasileiros é tão cega?

Eu confio neste povo. O Brasil não é São Paulo. Para quem é paulista mas tem cérebro, a situação é dramática. Ouvir que a culpa do desastre é do Lula e pronto, é doloroso. Sinto vergonha de ser paulista.

Sou cristão. Tenho fé em Deus. Não me ligo a igrejas porque não quero intermediários para tratar com o TODO-PODEROSO, mas acredito Nele. Estou certo de que não Permitirá que esses chacais vençam.

Escrito por Eduardo Guimarães ( edu.guim.blog.uol.com.br/ )